Gerenciamento de Recursos Humanos


Gerenciar a Equipe do Projeto



Introdução



Gerenciar a equipe envolve todo o gerenciamento diário da pessoas do projeto.


Gerenciar a equipe do projeto envolve:

  • Estimular boas comunicações
  • Trabalhar com outras organizações
  • Usar as habilidades de negociação
  • Usar habilidades de liderança
  • Observar o que está ocorrendo
  • Usar um registro de questões
  • Manter-se em contato
  • Fazer avaliações de desempenho do projeto
  • Tomar boas decisões
  • Influenciar as partes interessadas
  • Ser um líder
  • Identificar e ajudar a solucionar conflitos que os membros da equipe não conseguem solucionar sozinhos
    Observação e Conversa: Um GP observa o que está acontecendo e conversa especificamente com as pessoas para entender como estão as coisas.
    Avaliações de Desempenho no Projeto: Avaliação de desempenho é uma prática comum. O GP pode ajustar o projeto dependendo das variações de desempenho obtida nessas avaliações
    Registro de Questões: Muitos Gerentes de Projetos mantem um registro de questões que devem ser solucionadas no projeto. Esses registros informam às pessoas que suas necessidades serão consideradas, mesmo que não imediatamente. 


Poderes do Gerente de Projetos


Formal (Legítimo)
O poder está no cargo
Recompensatório
O poder está nas recompensas
Penalizatório (coersivo)
O poder está na capacidade de punir os membros da equipe
Especialista
O poder está no seu conhecimento especialista técnico ou de gerenciamento de projetos
Referencial
O poder está no fato de outra pessoa gostar de você, respeitá-lo ou querer ser como você.
É o poder do carisma e da fama.



Os melhores poderes são o Especialista e o Recompensatório. O Penalizatório é o pior.

Formal, Recompensatório e Penalizatório são poderes derivados do cargo de Gerente de Projetos.

Especialista é conquistado por conta própria.

 

Estilos de Gerenciamento e Liderança


Gerentes de Projetos devem tomar decisões fundamentadas sobre o que estão fazendo, mesmo qdo estão gerenciando pessoas. Para escolher a abordagem mais eficaz, é necessário levar em consideração:

  • Estilo pessoal
  • Níveis de habilidade
  • Experiência e necessidade dos membros da equipe
  • Complexidade do trabalho do projeto


    1. - Estilos de Liderança


Diretivo
Envolve dizer o que as pessoas devem fazer. Dar a direção
Facilitador
Envolve coordenar a participação de outras pessoas.
Coaching
Ao fazer coaching, o GP ajuda as pessoas a atingir seus objetivos
Apoiador
Envolve fornecer apoio ao longo do caminho.
Autocrático
É uma abordagem top-down, onde o GP tem o poder para fazer o que quizer.
Consultivo
Estilo bottom-up ( de baixo para cima ) e usa da sua influência para atingir os seus objetivos.
O gerente atua no foco de servir à equipe
Consultivo/Autocrático
Nesse estilo, o gerente solicita a participação da equipe mas mantem a sua autoridade de tomar decisões.
Consensual
Envolve a resolução de problema em grupo e também a tomada de decisões com base no consenso do grupo.
Delegatório
O GP estabelece objetivos e concede autoridade suficiente para a equipe completar o trabalho.
Burocrático
Esse estilo se concentra em seguir exatamente os procedimentos.
Esse estilo pode ser apropriado nos trabalhos em que os detalhes sejam críticos.
Carismático
GP carismáticos energizam e incentivam a equipe do projeto do desempenho das suas atividades.
Com esse estilo, o sucesso do projeto pode depender da presença do líder carismático e a equipe conta com o líder para obter motivação.
Democrático ou participativo
Envolve estimular a participação da equipe no processo de tomada de decisão.
Laissez-faire
A expressão francesa "Laissez-faire" pode ser traduzida como:
- Permitir a ação
- Permitir a execução
- Deixar em paz.

Um gerente laissez-faire não participa do trabalho da equipe, mas gerencia e faz consultas conforme necessário.
Analítico
Esse estilo depende das habilidades e dos conhecimentos tecnicos do gerente.
Gerentes analíticos frequentemente tomam decisões tecnicas do projeto, que são comunicadas à equipe.

A comunicação no estilo Entrevista é comum nesse estilo de gerenciamento.
Condutor
Um gerente condutor fornece instruções constantemente.
Sua atitude competitiva conduz a equipe à conquistas.
Influente
Esse estilo enfatiza o trabalho em equipe, o desenvolvimento da equipe e a tomada de decisão em equipe.




Gerenciamento de Conflitos



Os conflitos não necessariamente são ruins. Na verdade ele proporciona oportunidades de melhorias.

O conflito é inevitável quando:

  • Os projetos abordam as necessidades e interesses de muitas partes interessadas
  • O gerente de projetos tem poder limitado
  • Existe necessidade de obter recursos de gerentes funcionais

O Gerente de Projetos deve tentar evitar conflitos com as seguintes tecnicas:

  • Informar à equipe:
      • Exatamente para onde o projeto esta direcionado
      • As restrições e objetivos do projeto
      • O conteúdo do termo de abertura
      • Todas as decisões importantes
      • Mudanças
      • Designar o trabalho com clareza, sem ambiguidades ou responsabilidades sobrepostas
      • Tornar as tarefas interessantes e desafiadoras
      • Seguir as boas práticas de gerenciamento e planejamento de projetos


As Sete Origens de Conflitos em Projetos ( em ordem de frequência )

  1. Cronograma
  2. Prioridades do Projeto
  3. Recursos
  4. Opiniões técnicas
  5. Procedimentos administrativos
  6. Custos
  7. Personalidade


Atenção: Veja que personalidade é apenas a sétima origem de conflitos em projetos.

Os conflitos são melhores solucionados pelas pessoas envolvidas



Principais técnicas para resolução de conflitos


Confronto (Solução de Problemas)
Confrontar significa solucionar o problema raiz, para que ele não mais ocorra.
O Confronto leva à uma situação de GANHA-GANHA.
Negociação
Essa técnica envolve encontrar soluções que gerem algum grau de satisfação para ambas as partes.
Esta é uma situação de PERDE-PERDE, pois nenhuma das partes obtém tudo o que deseja.
Retirada (evasão)
Nessa técnica, as partes recuam ou adiam a decisão sobre um problema.
Panos Quentes (acomodação)
Esta tecnica enfatiza o acordo em vez das diferenças de opinião (a famosa arregada) .
Colaboração
Nessa tecnica, as partes tentam incorporar vários pontos de para chegar à um consenso.
Força
Esta tecnica envolve impor um ponto de vista às custo de outro.
“Faça do jeito que eu estou mandando”.



Método de Solução de Problemas
1
Defina qual é o problema real ou a sua causa-raiz
2
Analise o problema
3
Identifique soluções
4
Escolha uma solução
5
Implemente a solução escolhida
6
Revise a solução e verifique  se ela resolveu o problema 



Outros termos, tópicos e teorias importantes


    1. - Teoria da Expectativa
      Os empregados que esperam ser recompensados pelo seu trabalho e desempenho tendem a permanecerem produtivos enquanto as recompensas forem compatíveis com as suas expectativas.
    2. - Arbitragem
      Na arbitragem, uma parte neutra ouve e soluciona uma disputa.
    3. - Privilégios
      São recompensas especiais, que alguns funcionários recebem por seu desempenho. Exemplos de privilégios são: salas, jantares ou vagas especiais de estacionamento, horário flexível.
    4. - Benefícios
      São beneficios padrão concedidos formalmente para todos os empregados.
    5. Teoria Motivacional ( oque as pessoas realmente querem)
      Como motivar as pessoas quando você não tem poder de recompensá-las ? Com motivação. Existem várias teorias motivacionais vigentes:

        Teoria X e Y de McGregor

MacGregor acreditava que todos os trabalhadores se encaixam em dois grupos: X e Y.
Teoria X Teoria Y
  • As pessoas precisam ser supervisionadas o tempo todo.
  • As pessoas são incapazes, não assumem responsabilidades e evitam trabalhar sempre
  • O ser humano prefere ser dirigido à dirigir
  • As pessoas se preocupam acima de tudo com a sua segurança
  • As pessoas estão dispostas a trabalhar sem supervisão e querem ser bem sucedidas.
  • As pessoas podem orientar seus próprios esforços.
  • As pessoas podem ser automotivadas e autodirigidas
  • As pessoas podem assumir responsabilidades e desafios




Hierarquia da Necessidades de Maslow

Segundo Maslow, a maior motivação é contribuir e usar as suas habilidades (autorrealização).

A hierarquia das necessidades proposta por Maslow é composta por cinco níveis, começando pelas mais básicas e urgentes até às de alto nível:

1. Fisiológicas: alimentação, abrigo, repouso, alívio da dor, ar, bebida, etc.
2. Segurança: protecção contra perigos, privações e ameaças, ou seja, contra a guerra, violência, doença, pobreza, etc.
3. Sociais: amor, amizade, aceitação pelos grupos e pelos outros.
4. Estima: reputação, reconhecimento, auto-respeito, admiração.
5. Auto-realização: Realização do potencial de cada indivíduo, maximizando o uso das suas capacidades e potencialidades.





Segundo Maslow, o indíviduo nunca está totalmente satisfeito relativamente às necessidades de um nível, mas uma necessidade de nível mais baixo deve ser razoavelmente satisfeita antes de o indivíduo direccionar o seu esforço na satisfação das necessidades de nível superior.









Teoria das necessidades de David McClelland

Essa teoria afirma que que a principal motivação das pessoas é uma das necessidades abaixo:

Necessidade de Realização
Essas pessoas devem receber projetos desafiadores, mas possíveis
Elas gostam de reconhecimento

Necessidade de Socialização
Essas pessoas trabalham melhor ao cooperar com as outras
Elas buscam aprovação em vez de reconhecimento

Necessidade de Poder
Pessoas cuja necessidade de poder é orientada socialmente, em vez de pessoalmente
São líderes eficazes e devem ter permissão para gerenciar outras pessoas
Gostam de organizar e influenciar as outras pessoas




Teoria de Herzberg

Esta teoria lida com fatores higiênicos e agentes motivadores

Fatores Higiênicos
Fatores higiênicos não são suficientes para motivar as pessoas. Ex:
Situação
Segurança
Relacionamentos no Trabalho
Vida pessoal
Salário
Condições de Trabalho

Agentes Motivadores
O que motiva as pessoas é o trabalho em si. Ex:
Responsabilidade
Autorrealização
Crescimento profissional
Reconhecimento

O que podemos entender sobre todas essas teorias motivacionais? Que a melhor forma de motivar as pessoas é recompensá-las e deixá-las crescer. Aumentos salariais motivam erroneamente. O que motiva um funcionário é o desenvolvimento sustentável da sua carreira.



Fontes:

1 – Blog Knol Beta: http://migre.me/6cR0D

2 - Rita Mulcahy – PMP Exam Prep – 4th Edition

3 - PMBOK®Guide 4 Edition
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